De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, (American Psychiatric Association, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders -DSM-V, 2013) o autismo assume a designação de Perturbação do Espetro do Autismo, dado o seu perfil e gravidade variáveis.
A Perturbação do Espetro do Autismo é “uma síndrome neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o desenvolvimento típico da criança. Os sintomas surgem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional” (DSM-V, APA, 2013).
O Autismo expressa-se de diferentes formas em diferentes pessoas. É uma condição do espetro devido à sua amplitude na intensidade da condição, bem como as dificuldades de aprendizagem associadas que podem acompanhar a condição.
Os critérios de diagnóstico são (APA, 2013):
A. Défices persistentes na comunicação e interação social, em todos os contextos do indivíduo, no presente ou no passado:
B. Padrões de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos, manifestados em pelo menos 2 dos seguintes critérios:
C. Os sintomas devem estar presentes desde cedo na infância, mas podem não ser completamente manifestados até que as exigências sociais excedam os limites das capacidades
D. No seu conjunto limitam e criam limitações na funcionalidade diária
E. Não podem ser explicadas por outras perturbações de desenvolvimento
O diagnóstico formal deve ser feito por equipas especializadas.
O website APPDA Coimbra foi cofinanciado em 2023 pelo INR I.P. (Instituto Nacional para a Reabilitação)