PROJETO 60/2024 – Cozinha & Bar ConVida (02/01/24 a 31/12/24):
É um projeto piloto que visa capacitar os jovens autistas na área da cozinha e serviço de bar a fim de serem integrados em postos de trabalho na área da restauração e hotelaria. É uma área de investimento nova na instituição (confeção de alimentação saudável e serviço de bar) que se prevê potenciadora da inclusão dos seus utentes com oportunidades de emprego. Para além do cofinanciamento do INR I. P. o projeto tem os seguintes Stakeholders:
PROJETO 61/2024 – Crescer no Espectro II (02/01/24 a 31/12/24):
Promover aprendizagem sobre autismo, contribuindo para a aceitação da diferença e do diagnóstico na família e na comunidade escolar, disponibilizando um espaço de partilha de experiências, dificuldades e sucessos, que contribua para a promoção do bem-estar/saúde mental e aquisição de autonomia futura do indivíduo, indo ao encontro com o preconizado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (nomeadamente, descrito no Preâmbulo e no Artigo 23º, ponto 3 e Artigo 24º, ponto 1). Esta ação ambiciona colmatar a dificuldade existente de acompanhamento de pais e mães de crianças com diagnóstico recente de PDEA e capacitá-los de ferramentas e estratégias, que permitam não só compreender os principais desafios, mas também enfrentá-los de uma forma esclarecida.
PROJETO 62/2024 – FériasIN (11/03/24 a 09/06/24):
Realização de uma Colónia de Férias e atividades desportivas (natação) em que se pretende: potenciar a autonomia funcional, qualidade de vida e segurança dos participantes com PDEA; Promover a igualdade de oportunidades e a participação e inclusão efetiva na comunidade (Art.3º); promover a sensibilização para as reais capacidades das pessoas com PDEA(Art.8º); intensificar a participação na vida cultural, recreação, lazer e desporto (Art.30º); promover o descanso do cuidador e das famílias.
PROJETO 30/2023 – Acess@All ( 02/01/23 a 31/12/23)
Foi criado um website de acordo com o diagnóstico do público-alvo e recurso aos novos meios digitais e novas TIC. Teve como objetivos garantir:
● a acessibilidade da página web a pessoas com dificuldades de literacia, de leitura e interpretação;
● maior acessibilidade a pessoas com deficiências e limitações funcionais, sensoriais, cognitivas ou de caráter físico;
● a escolha da sinalética adequada e da sua colocação para permitir o acesso rápido aos conteúdos do site.
● a participação ativa das pessoas utilizadoras.
PROJETO 31/2023 – Crescer no Espectro ( 02/01/23 a 31/12/23)
O propósito deste projeto teve como pilares:
● a reflexão, discussão e aprendizagem sobre autismo, contribuindo para a aceitação da diferença e do diagnóstico, fomentando a relação/vinculação entre pais e filhos com deficiência
● a criação de um espaço de partilha de experiências, dificuldades e sucessos para a promoção do bem-estar e saúde mental, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (nomeadamente, descrito no Preâmbulo e no Artigo 23º, ponto 3).
● colmatar a dificuldade existente de acompanhamento de pais e mães de crianças com diagnóstico recente de PEA, dando-lhes ferramentas e estratégias que permitam compreender os principais desafios que se colocam, e enfrentá-los de uma forma esclarecida.
PROJETO 32/2023 – LazerÁqua_IN (20/03/23 a 19/06/23):
No âmbito realizou-se uma Colónia de Férias e atividades desportivas (natação e adaptação ao meio aquático) potenciando a autonomia funcional, qualidade de vida e segurança dos e das participantes com PEA; Promover a igualdade de oportunidades e a participação e inclusão efetiva na comunidade(Art.3º); Neste sentido, promoveu-se a sensibilização para as reais capacidades das pessoas com PEA (Art.8º); intensificando a participação na vida cultural, recreação, lazer e desporto (Art.30º); e promovendo o descanso do cuidador e das famílias.
O website APPDA Coimbra foi cofinanciado em 2023 pelo INR I.P. (Instituto Nacional para a Reabilitação)