Projectos Transnacionais

Projectos a Decorrer

ASD-INtoJOB –  FERRAMENTAS INCLUSIVAS PARA APOIAR O CICLO DE EMPREGABILIDADE DE JOVENS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO

2023-1-PT02-KA220-YOU-000153676

(2023-2026)


o Projeto ASD – INtoJOB visa melhorar a qualidade de vida dos jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), eliminando as barreiras que os impedem de ter igualdade de oportunidades no setor do emprego.
Para o acesso a um mercado de trabalho mais inclusivo o ASD-INtoJOB irá :

  • Tornar o ciclo de emprego de Jovens com PEA mais acessível;
  • Capacitar jovens tutores/as com formação específica para melhor apoiar jovens trabalhadores/as com PEA;
  • Apoiar as empresas a adotar medidas e estratégias para superar as barreiras no local de trabalho.

A APPDA Coimbra é o Coordenador do projeto.


PARCEIROS

  • ASOCIAȚIA ROM NĂ DE PSIHOPEDAGOGIE APLICATĂ (RO)
  • CRES Centro di Ricerche e Studi Europei – future business (IT)
  • FACHHOCHSCHULE DES MITTELSTANDES (FHM) GMBH
  • UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCE – (DE)
  • MILITOS SYMVOULEYTIKI A.E. (EL)

BEAUSOME-PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A INCLUSÃO DOS PROFESSORES ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
PROMOTING TEACHERS’ 

Project: 2022-1-PL01-KA220-SCH-000086733 (2022-2025)

 

O projeto BeAusome tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos professores através da integração de tecnologias emergentes e pedagogias digitais no ensino de crianças com autismo, ao mesmo tempo que incentiva o envolvimento dos pais na aprendizagem.

Visa o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas nas crianças com autismo, melhorando a sua qualidade de vida.
Os principais resultados deste projeto serão um jogo de realidade virtual (VR), uma plataforma de e-learning direcionada para famílias e educadores/as e a Campanha BeAusome.

 

PARCEIROS

  • Regional Directorate of Primary and Secondary Education of Central Macedonia(EL)
  •  SPECIAL SCHOOL NICOSIA (CY)
  • Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra (PT)
  • Emphasys Interactive Solutions Ltd (CY)
  • Fundacja Zrozumiec Autyzm (PL)

JOBS4ALL – REFORÇO DA EMPREGABILIDADE E COMPETÊNCIAS CHAVE DOS JOVENS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E DA MODERNIZAÇÃO DO TRABALHO JUVENIL

2021-2-EL02-KA220-YOU-000049207
(2022-2024)

 

O JOBS4ALL encontra-se a conceber e desenvolver o programa JOBS4ALL para melhorar as competências de empregabilidade de jovens com deficiência e mais de 15 anos, através do uso de Realidade Virtual.
Entre os resultados do projeto destacam-se um jogo de RV interativo dirigido à comunidade europeia, para apoiar a aquisição de competências de empregabilidade em 3 setores – Assistente de Armazém, Assistente de Hotel e Assistente de Catering e uma COMUNIDADE DE NEGÓCIOS no sentido de melhorar as oportunidades de trabalho e fomentar o diálogo estrutural entre empresas, Organizações Juvenis/Facilitadores de Formação/Escolas e pessoas com deficiência para aumentar a igualdade de participação no mercado de trabalho.

 

PARCEIROS

  • NATIONAL CENTER FOR SCIENTIFIC RESEARCH “DEMOKRITOS” – Coordenador (Grécia)
  •  Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra (Portugal)
  • LEARNING CENTER FOR YOUTH (Chipre)
  • METROPOLISNET-EUROPEAN METROPOLIS EMPLOYMENT NETWORK EWIV (Alemanha)
  • Emphasys Interactive Solutions Ltd (Chipre)
  •  2 EPAL AGIAS PARASKEVIS (Grécia)
  •  Zespol Szkol Specjalnych im. Janiny Porazinskiej w Ignacowie (Polónia)

METER MATTERS
PROPOSTA DE CRITÉRIOS E MODELO PARA COFINANCIAR A INCLUSÃO NO DESPORTO 
ERASMUS-SPORT-2021-SCP 101050372
(2022-2024)

 

A APPDA Coimbra faz parte do consórcio, liderado pela Universidade de Liubliana, Eslovénia, que promove este projeto de inclusão no desporto com os objetivos de:

  • propor critérios apropriados para cofinanciar programas desportivos envolvendo pessoas com deficiência intelectual nas principais organizações desportivas tradicionais;
  • propor um modelo para cofinanciar a inclusão no desporto a nível nacional.

PARCEIROS

  • UNIVERZA V LJUBLJANI – UL– Coordenador (Eslovénia)
  • UNIVERSIDADE DE COIMBRA  (Portugal)
  •  HUNGARIAN UNIVERSITY OF SPORTS SCIENCE (Hungria)
  • DRUSTVO SPECIALNA OLIMPIADA SLOVENIJE  (Eslovénia)
  • APPDA COIMBRA- (Portugal)
  • MAGYAR SPECIALIS OLIMPIA SZOVETSEG (Hungria)

REUMAUTISM- HYBRID SYSTEM FOR STUDENTS WITH REMAUTISM 
2022-1-TR01-KA220-ADU-000089716

(2023-2024)

O projeto RemAutism tem como objetivo desenvolver competências de educação em casa para pais e professores de crianças com autismo.

 

PARCEIROS

  • YUSUF KARAMAN (TR) coordenador
  • ASOCIACIÓN DE PADRES Y FAMILIARES DE PERSONAS CON
    TRASTORNOS DEL ESPECTRO DEL AUTISMO DE AVILA Y SU
    PROVINCIA (ES) ,
  • ANKARA UNIVERSITESI (TR)
  • EU&PRO CENTRUM
    vzdělávání a praxe, s.r.o. (CZ) 
  • Associação Portuguesa para as
    Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra (PT)

Projetos concluídos

ACTIVE – JOB COACH
SupporTIng school studEnts with Autism Spectrum Disorder to acquire independency (2019-2022)
2019-I-PT0I-KA201-061366


A APPDA Coimbra foi coordenadora do projeto Erasmus+  ACTIvE – Job coACh.

O Job Coach, é um técnico de emprego que faz o acompanhamento dos/as jovens com PEA, promovendo os seus talentos e capacidades e estimulando a empregabilidade.

O projeto ACTIvE teve um excelente produto final

  • Uma Plataforma de E-learning que aloja conteúdos e recursos formativos para Job coaches,
  • Um Fórum comunitário
  • e um espaço para informações úteis..

CHILDIN – FORMAÇÃO EUROPEIA DE AMAS PARA APOIAR A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO 
ChildIN The European childminders training to support inclusion of children with autism spectrum disorder (2018-2021)
2018-I-FR0I-KA202-047831

 

O projeto ChildIN criou um Quadro de Competências Europeu, validado, que define o conhecimento, as competências, a responsabilidade e autonomia necessárias para as amas trabalharem em casa com crianças com perturbação do espectro do autismo. Desenvolveu ainda um policy brief para apoiar o planeamento de políticas nas áreas de profissionalização do cuidado domiciliar e da inclusão de pessoas com autismo.

Foi galardoado com o Prémio Boa Prática “Good practice” Erasmus +

Projetos financiados pelo Programa de Financiamento Erasmus +