
No âmbito do programa piloto do projeto BeAusome, contámos com a colaboração das escolas EB 2,3 Martim de Freitas e EB Tovim, em Coimbra.
Foram dinamizadas sessões de formação com professores e pais, bem como sessões de treino de competências socioemocionais com crianças autistas, com base num jogo sério em Realidade Virtual (RV).
As formações contaram com cerca de 30 participantes e abordaram os principais desafios associados à educação de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), promovendo o contacto direto com as ferramentas pedagógicas e digitais desenvolvidas no âmbito do projeto — com especial destaque para o jogo BeAusome em RV. Nas sessões de treino com as crianças, participaram 7 crianças, 10 professores e 6 pais, num total de 18 sessões individuais, com a duração aproximada de 1 hora cada. As sessões foram acompanhadas por professores, pais e técnicos da APPDA Coimbra.
🗣️ O feedback foi extremamente positivo:
✨ As crianças aderiram com entusiasmo ao jogo, descrevendo-o como divertido e cativante
✨ Professores e pais destacaram o potencial da ferramenta para apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências funcionais, num formato acessível, lúdico e motivador.
Este piloto demonstrou que a Realidade Virtual pode ser uma ferramenta poderosa para a desenvolvimento de competências e promoção da inclusão, oferecendo às crianças oportunidades seguras, estruturadas e envolventes de aprendizagem ativa, e aos pais e professores a oportunidade de as estimularem em contexto do dia-a-dia, na escola e em casa.
🙏 Aos meninos e meninas que participaram, aos pais, professores e aos Agrupamentos de Escolas Martim de Freitas e Tovim, o nosso mais sincero obrigado! 📽️
Não perca o testemunho real dos professores. ⤵ 📚
Saiba mais sobre o projeto em: www.beausome.eu






